Vermelho

24 de abril de 2012

Sou apaixonada pelo Fagundes… Acho o cara um gênio. Já fui assistir ele gravando no Projac algumas vezes. Ele fez pai da Fê Vasconcellos em Tempos Modernos e fui com ela algumas vezes “ter aula” assistindo eles trabalharem… Ele é preciso o tempo todo. Nem mais, nem menos. Chega exatamente no ponto.

Semana passada fui aprender mais um pouquim com ele no teatro… VERMELHO, (Red, no original), escrita pelo dramaturgo e roteirista John Logan, acontece no fim dos anos 50, no estúdio de Rothko, ilustre pintor expressionista abstrato, em Nova York.

A história é inteira em cima da relação dele com seu assistente/pupilo e as diversas contradições e divergências entre os dois. Eles discutem o tempo todo conceitos filosóficos sobre o que é a arte e a quem ela serve. Até aqui os apaixonados pelo assunto vão se divertir um pouco mais… Os menos curiosos podem achar o texto cansativo! Teórico demais…

O gol da peça, na minha opinião, foi o encontro de Fagundes com seu filho Bruno. Para quem não sabe Bruno foi escalado para viver o tal do pupilo/assistente que falei ali em cima. Ou seja, pai e filho em cena.

Bruno é ator em formação como ele mesmo diz. No começo da peça a gente fica meio na dúvida. O Rothkode Fagundes já chega ocupando seu lugar. A gente não sabe se vai sobrar espaço para qualquer outro personagem… Mas Bruno vem! E no seu primeiro monólogo dramático responde qualquer questionamento inicial.

Achei bem legal assistir os dois no palco… Pai e filho. Mestre e aprendiz. Amando fazer aquilo… Inteiros! Viscerais!

No final da peça eles pedem uns minutos para platéia, trocam de roupa e voltam para um debate. Aí vem a parte mais legal… A platéia pergunta e eles respondem. Eles contam tudo detalhadamente… Como o texto chegou até eles, os ensaios, a paixão dos dois por Rothko

Sai ainda mais apaixonada por Fagundes. E encantada com Bruno. O texto confesso que não é dos meus preferidos não… Mas depois do debate/palestra que Fagundes deu contextualizando toda a história fez mais sentido…

Fica a dica para os paulistas… Programinha cultural delicinha…

Adorei!

Vermelho – Teatro Geo (Rua Coropés, 88, Alto de Pinheiros). Tel. (011) 3728-4925. Sexta, às 21h30. De quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 18h. De R$ 100 a R$ 120. 12 anos. www.teatrogeo.com.br

  • Facebook
  • Compartilhe

Curta - Julia Faria

Curta

Comentários