Tô firme e forte na minha #MaratonaOscar! Ontem foi o dia de Histórias Cruzadas, filme adaptado (do best-seller “A Resposta”, de Kathryn Stockett!) e dirigido por Tate Taylor. Fui assistir cheia de expectativa pois minha mãe e meu irmão a-m-a-r-a-m e fizeram muita propaganda. Talvez por isso não tenha me surpreendido tanto.
É um filme feito (quase!) só por mulheres. Grandes atrizes. Tanto que rendeu 3 indicações (além da de melhor filme) pro Oscar: melhor atriz para Viola Davis, atriz coadjuvante para Octavia Spencer e para Jessica Chastain. Melhor filme acho difícil levar. Mas melhor atriz… Me arrisco dizer que Viola é fortíssima candidata.
A história passa em Mississipi, nos anos 60. Luta pelos direitos civis, aquela desigualdade toda, preconceito, injustiça e tal. A personagem de Emma Stone resolve escrever um livro sobre o ponto de vista das empregadas domésticas. As negras. Que vida que essas mulheres tinham… Meu Deus… E assim o filme acontece. Narrando os absurdos que elas passavam nas mãos das suas patroas brancas.
Achei (já tinha lido a sinopse!) que iria embora do cinema mal. Mas não… O filme tem uma levada gostosa (as vezes até engraçada!) e mesmo tratando de tanta coisa triste você (chora, mas…) não chega devastada nos créditos finais não. Tem outros bem piores! 😉
Minha salva de palmas vai para as maravilhosas Viola e Octavia (tá, eu sei que é óbvio!) e para Jessica Chastain, por sua Celia. Jessica foi minha grande surpresa no filme. Não esperava nada dela, talvez por isso! Que delícia o jeito que ela conduz uma personagem que tinha tudo para cair no caricato. Para mim, Jessica foi a cereja do bolo! E de um bolo recheadíssimo de atrizes maravilhosas… Agora vamos esperar o Oscar para ver se alguma das três levam… Façam suas apostas!