Top 10 coisas pra fazer * Veneza

11 de junho de 2012

Arrumei mais um bom amigo (e bom fotógrafo!) para me acompanhar em mais um destino: Veneza! Sonhava em conhecer esse lugar… Aliás, nós dois! Eu e Caio. Então aproveitamos que Roma – Veneza é logo ali e tiramos 3 dias para pegar um trem e ir conhecer.

Resultado? Mais um TOP 10 para gente! Que lugar lindo que é aquele… Mágico! Affff… Amei! Lá vai:


É a praça mais famosa da cidade. Cheia de turista o tempo todo. Restaurantinhos fofos ao redor e um monte de pombo sedento por comida. Se você não tiver medo (e nojo!) como eu parece bem divertido. A galera se enfia lá no meio e eles vão todos para cima de você. Se tiver com comida na mão então, prepare-se porque eles vem em bando… Rende boas fotos e boas risadas. Ó:


A igreja mais importante da cidade. Fica ali na praça também, dá pra ver no fundo das fotos dos pombos. É linda e tal mas como eu vim do Vaticano e da Duomo de Firenze (a que mais mexeu comigo!) não me emocionou muito não, confesso. Mas é linda, cheia de mosaicos nas paredes e com uma vista musa se você subir até o terraço superior.


Linda, linda, linda! Minha ponte preferida! Aprendi com um gondoleiro que Veneza tem mais de 400 pontes para ligar as 100 e poucas (não lembro número exato!) de ilhas que tem formando a cidade. E 100 igrejas! Uhum, 100. Choquei quando ele falou. Mas enfim, tudo isso para dizer que a dos Suspiros foi a mais especial para mim. Ela liga o edifício do Palazzo Ducale ao da Nuova Prigione (“prisão nova”), da qual é separado por um canal. Ganhou esse nome porque era por ela que os condenados passavam antes de irem a julgamento e morrer. Ou seja, última visão de Veneza. Último suspiro. Ui… Esse lugar mexeu comigo.


Linda também. Cartão postal de Veneza. Rende altas fotos. Mas as minhas preferidas eu fiz no meio do meu passeio de gondôla. Olhando para ela do mar. Ó:


É carinho mas vale muitíssimo a pena! O passeio é uma delícia e escolhemos um gondoleiro muito bem informado e cheio de histórias para contar. Impressionante a precisão que eles guiam. Canais micros que você tem certeza que não vai passar, sabe? Passeio tem-que-fazer! Para que for de casal, tinha opção também de ir com um cara cantando para você. Um sanfoneiro e um cantor. Sei que parece cafonérrimo mas é legal demais da conta! O canal da frente do meu quarto era rota de gôndola, então direto passavam barquinhos com cantores e aquelas músicas que a gente sabe cantar, tipo: “Volare, oh oh. Cantare, oh oh oh oh. Nel blu dipinto de blu. Felice di stare lassú“. Demais!


A gente subiu para ver Veneza de cima. Não achei incríiiivel não porque tem muita grade que atrapalha a foto. Mas pegamos os sinos batendo e foi demais. Eles tocam de hora em hora… São imensos. E ver (e ouvir!) tocando lá de cima valeu super a subida.


Tudo lá parece cenário de filme. Locação. Parece que nada daquilo é de verdade. As cores. As flores. Os predinhos. Tudo! Então o que a gente mais fez foi andar sem destino e fotografar. Sair andando intuitivamente e achando lugares bonitos para parar para uma foto, ou um café ou para olhar. Delícia!


Me apaixonei pelos restaurantins todos floridos a beira do mar. Tem vários que tem vista e tal, até porque água é o que não falta! 😉 Tipo esse da foto que a gente foi e adorou. Mas tem uns que são tipo píers mesmo, que ficam no meio do mar, não nos pequenos canais. É demais… Aquilo a noite, com a lua refletindo… Mágico! Pena que já não tinha bateria no celular para registrar…

Galleria Dell’Accademia
Tem a maior coleção de arte Veneziana do Renascimento. Fui querendo muito ver os desenhos de Da Vinci, que sabia que tavam lá e a “Festa na casa de Levi“, do Veronese, que foi encomendada para ser a Santa Ceiae teve seu título alterado por ser considerada profana demais. E o que aconteceu? Os desenhos todos estavam restaurando fora do museu. E a tela, que tava lá, também tava com a metade dela coberta por panos. Também restaurando. A gente se frustrou um pouco… Mas tudo certo. Faz parte.

Collezione Peggy Guggenheim
Tem uma das mais importantes coleções de arte moderna. Kandinsky, Miró, Magritte, Picasso… Se tiver que escolher um eu voto nesse aqui!


Sorvete pela cidade inteira (pra variar!) e céu deslumbrante. Então é só comprar seu gelato final de tarde e escolher o melhor lugar pro sunset!

Ah, Veneza

Você foi boa demais comigo!

Adorei…

Té a próxima!

  • Facebook
  • Compartilhe

Curta - Julia Faria

Curta

Comentários