Top 10 coisas pra fazer * Roma

14 de junho de 2012

Tava devendo um top 10 ROMA para vocês, né? Fiquei tanto tempo por lá que seria injusto deixar passar.

Então lá vai… Meu melhor em Roma para vocês!

De longe o lugar que mais mexeu comigo… Vi pela primeira vez pela janela do taxi. Quase tive um treco. Perguntei pro motorista se eles se acostumam a ver sempre ou se ainda se emocionam como eu. Ele me disse que para eles é normal. Sem emoção. Acostuma. Eu não sei se me acostumaria… Muita história, muita carga, muita beleza… Fiquei encantada.

Fui e voltei algumas vezes. Vale muitíssimo a pena passar a noite também que fica iluminado, sem milhares de pessoas em volta. Divida um vinhozim numa calçada qualquer por ali e terá noite de contemplação! 🙂

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-! Fica atrás do Coliseu. Então junte os dois programas num dia só! É um espaço todo aberto, gigantesco, onde era o centro da vida política, judicial, religiosa e comercial da cidade no passado. OArco de Tito (um arco do triunfo romano) é lindo. Tem que andar ali por dentro e pirar com tudo que já passou por ali. Eu viajei pensando que aquilo tudo tá lá há mais de 2000 mil anos. Que as pessoas andavam por aquelas mesmas ruelas que eu tava passando. Achei demais… Tem que ir!

Pense numa coisa linda-de-morrer! Pensou? Você não deve ter chegado nem perto da maravilha que é essa fonte… É a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) fonte da Itália. Gigante. Linda, linda, linda… De você parar de frente para ela e precisar de uns segundos para absorver…

Roma tem milhares de fontes espalhadas da periferia ao centro, mas a Fontana di Trevi é parada turística mais que obrigatória. Moeda na mão, foco no desejo e joga a moeda de costas para dentro da fonte. Eu super segui a risca, ó:

Vamos acompanhar para ver se realiza… 😉 Aqui também vale voltar a noite… Fica musa sem fim toda iluminada… Romântica que só!

A “casa de todos os deuses” como diz o nome, era um templo onde se cultuavam todos os deuses pagãos da época antiga romana, mais tarde virou uma basílica da igreja católica. Uma das mais impressionantes obras do Império Romano, e é o monumento mais bem conservado até hoje. É lindo demais… Grande demais… Forte demais. Amei!

Cheia de turistas, é uma das praças mais famosas de Roma. A Embaixada do Brasil fica ali e tem uma outra fonte linda, a Fontana dei Quattro Fiumi. Vários restaurantes com mesinhas ao ar livre e artistas loucos para tirar um troco em troca de uma caricatura sua. Passeio bem turista mas bem gostoso.

Programa tem-que-ir, né? Confesso que não me emocionou tanto quanto eu achei que fosse… Mas anyway tem que passar! Andei tudo por ali. Subi, inclusive, os 550 degraus até a cúpula para ver Roma de cima. Preciso registrar que quase morri. Tive vontade de chorar no meio de tanta escada. Eu, Jada e Caio. Os três. Aliás, todo mundo com a panturrilha doendo no dia seguinte. Foi brabo. O visual é bonito e tal, mas C-A-N-S-A legal! Saindo do Vaticano vale atravessar o rio e chegar no Castel Sant’Angelo, um castelo/fortaleza lindo de ver e fotografar.

O Altar da Pátria, que fica na Piazza Venezia, é um mega monumento muso que foi feito para celebrar a unificação da Itália, que há 150 anos atrás ainda era um país cheio de reinados e regiões separadas. Dalí eu peguei a Via del Corso (cheia de lojas!), rua que vai dar na Piazza del Popolo, com direito a passar pela famosa escadaria da Piazza di Spagna. Vale também assistir o fim do dia na Villa Borghese.

Quer um drink e gente bonita? Vá para o Ponte Milvio. Cheio de bares por ali, muitas mesas na calçada, som rolando… Agora se vc prefere um lugar mais cool (e com menos gente bonita!) escolha entre Monti e Pigneto, dois bairros super romanos cheios de arte pelas ruas e gente interessante!

O por do sol mais lindo que vi (até agora!) na viagem inteira, e uma das melhores vistas de Roma do alto. Vale subir lá com um vinhozim também quando a luz tiver caindo… Tem que ver o sol baixando de lá de cima. Especial… Na subida você passa por outra fonte que amei (Fontana Paola). Mais fotos e fotos e fotos…

Lugar perfeito pra tomar um aperitivo e depois jantar bem! Para o aperitivo tenha como base a Via della Pace (que by the way é musa, cenário de filme!), ali tem o Bar della Pace e o Bar del Fico. Só escolher! Para jantar se estiver com vontade de pizza vale a “Pizzeria Montecarlo“, uma das melhores de Roma (segundo minha amiga Jada, romana!), e se tiver afim de comida mesmo, o “Da Francesco” tem o melhor da típica comida romana! Comer bem e ver gente bonita! Delicinha!

Foi isso! Essa foi minha Roma muitíssimo bem acompanhada!

Andar, andar e andar…

O negócio é se jogar para descobrir cada espacinho da cidade… Sair sem rumo. Fotografar. Fuxicar. Ser curiosa! Gosto assim! Viajo assim… Tão bom…

Jajá volto com nosso top 10 Londres! Ainda tô vivendo por aqui para depois contar… Mas adianto que as primeiras impressões foram as melhores… Ui… Acho que vai ser Londres que vai disputar sério meu amor com NY, viu… Tudo aqui é minha cara!

Agora fui que o tempo é precioso!

Aguardo os comentários de vocês sobre minha Roma!

Té já!

  • Facebook
  • Compartilhe

Curta - Julia Faria

Curta

Comentários