Londres foi minha última parada! Meus 10 últimos dias na Europa foram lá. E foram especiais. Muito especiais.
Sabia que meu encontro com a cidade seria daqueles intensos. Profundos. Com aquela sensação de que a gente já se conhecia antes, sabe? E foi exatamente assim. 10 dias de relacionamento sério com esse lugar. Como é lindo. Como é urbano mas ao mesmo tempo poético. Me perdi demais por lá. E tive a companhia de uma amiga que mora por lá há 7 anos. Ou seja… Me dei bem!
Fiz tudo. Vi tudo. Andei por tudo. Gosto de ficar bastante tempo no lugar por isso, para poder rastrear cada detalhe. E agora vou quebrar minha cabeça aqui para enxugar os meus 10 mais para vocês. Tarefa difícil. E mesmo tendo visto bastante ainda sinto que faltou tanto para ver.
Enfim, tenho a vida toda pela frente, né não? Lá vai:
Londres é cheia de museu e a maioria você não paga para entrar, passear (são sempre lindos!) e ver o acervo. Pra quem gosta de arte vou chover no molhado, né? Sou a favor de passar por todos. Agora quem não é muito fã (tenho amigos que não curtem!) vale passar pelo menos no TATE MODERN, o mais cool de todos. Vale subir no café deles para ver a vista, você vê Londres toda e um ângulo lindo da St Paul’s. Pena que perdi minhas fotos com o roubo do meu celular. Eram lindas de morrer. Da Tate você atravessa a ponte e dá de cara com a St Paul’s, igreja que a princesa Diana se casou com o Charles. Linda, linda… Tem um shoppinho na frente que vale entrar e subir no terraço. Rende belas fotos!
A feirinha em Notting Hill acontece as sextas e sábados o dia todo. Vende de tudo um pouco ali. Eu me amarrei mais nas lojinhas mesmo. Que ficam por trás das barracas. Achei umas de arte e objetos para casa que pirei. A feira acontece na Portobello Road. Aconselho pegar a Portobello bem do comecinho porque as lojinhas do início da rua, antes de chegar na feira são foférrimas. Vestidinhos, camisetas descoladas, acessórios. Afffff, me perdi ali!
É a casa da Família Real, né? No mínimo curioso! Rende umas fotinhos, os guardas ficam marchando de tempos e tempos. Acho que a cada 10, 15 minutos. Não sei ao certo. Eles fazem uma coreografia. Todos iguaizinhos. Engraçado… Divertido!
Eu tava louca para passear de bicicleta desde Paris. Não tinha feito isso em nenhum lugar e em Londres foi o agora ou nunca. Um dos passeios mais legais que fiz. Delicioso! Então acho que é uma boa dica. Para ver os pontos turísticos mais famosos e fazer boas fotos alugue uma bike no rio, em Tower Bridge, e ande pelo Thames todo. Você vai passar pela Tower Bridge, fazer uma foto linda da London Eye do outro lado do rio, e ir até o Big Ben. Por ali também vale Westminster Abbey (igreja que o Willian e Kate casaram!) e o parlamento. Aí é bike, câmera no bolso e dar voltas porque tem muita coisa para ver.
Incrível que em Londres você poder usar o seu cartão de transporte para todos os transportes disponíveis na cidade, inclusive barco. Vale muito a pena! Peguei o famoso Thames Clipper em um píer perto da casa que eu tava. O barco dá a volta no rio todo, é demais ver a cidade pelos olhos do Thames. A minha parada foi em Waterloo, na London Eye! Passear pela maior roda-gigante do mundo e ter uma vista panorâmica insana. Precisa de mais?
O lugar que mais amei! Amei, amei, amei. Tem street art por todos os lados e eles tem uma feirinha,Camden Town Market, que acontece todos os dias mas que é bem mais vivo de sexta, sábado e domingo. Passe um dia inteiro por ali. Se você for como eu vai querer voltar e ficar mais uns, mais vários. Comprei um monte nas barraquinhas. Pirei com o tanto de gente diferente, tantos tipos num lugar só. Era o bairro da Amy Whinehouse. Passou a vida inteira lá. Achei a cara dela! Mais punk, mais grunge, mais rocker. Forte! Um pouco de tudo. Nossa, amei aquilo ali.
Aqui foi onde mais vi street art. É o East London. Lugar dos artistas. Fui atrás dos “Banksys” mas a maioria já tava deteriorado. O povo pinta em cima sem dó. Triste… Tem que ir no Spitalfield Market. Um outro mercadinho mais arrumadinho que o de Camden. Esse só de sábado e domingo.
Bairro fofo que só. Achei que tem um jeito de Soho (NY), sabe? Cheio de vida, ruelas bonitinhas, cafés, lojinhas e flores por todos os lados. Passe uma tarde ali. Vá em todas as lojas, almoce, depois passeie mais, tome um drink em outro cantim e emende até o happy hour. Delicioso!
Maior parque de Londres. Delicioso… Vale sentar para almoçar ou mesmo só para drinks no Serpentine, que fica no meio do parque, de frente pro lago. Vá ser feliz por ali que vale a pena!
Se você tá atrás de fast fashion, na Oxford Street você acha tudo: Zara, H&M, TopShop, Forever 21, Mango, Urban Outfitters, Primark (a mais barata de todas! Quase um mercadão! Me acabei nos regatões por 1 libra). Agora se você tiver atrás de brand, seu lugar é na Bond Street, em Mayfair. Gucci, Prada, Hermes, Louis Vuitton, Chanel… Tudo, tudo, tudo lá. E tem também os grandes magazines, né? Harrods, Selfridges, Harvey Nichols, Liberty e Dover Street Market que você acha tudo junto num lugar só. Ou seja, opção é o que não falta!
Acho que é isso… Ufa!
Aí quem tiver dicas para acrescentar é só comentar! Conheci um tanto de leitora que se apresentou aqui em Londres pelas ruas… Então é a hora de vocês falarem com conhecimento de causa muito mais que o meu! 😉
Se tiver algo que esqueci a casa é de vocês e os comentários tão aí pra isso!
Até a próxima viagem!
**
Voltei a Londres 5 anos depois desse post e fiz um vlog para vocês. Quer ver mais, só dar play: